Neuroenvolver

REEQUILÍBRIO TÓRACO-ABDOMINAL (RTA)

O método Reequilíbrio Tóraco-abdominal (RTA) é uma técnica de fisioterapia que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores, através da reorganização do sinergismo entre os músculos presentes no tórax e no abdome, o que leva a redução do esforço muscular ventilatório, uma melhora na ventilação e otimiza as atividades funcionais. 


O RTA preconiza que as disfunções e doenças respiratórias apresentam sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras. Assim, esta técnica busca a reabilitação da função pulmonar de forma integral, entendo a participação do indivíduo\ na sociedade. 

​​​​​​​

(Referência: www.rtaonline.com.br)

NeuroEnvolver
Neuroenvolver

BOBATH - NDT

"O Tratamento Neuroevolutivo/Bobath é um modelo de prática clínica interdisciplinar e holístico com base em pesquisas atuais e em evolução, que enfatiza o manuseio terapêutico individualizado com base na análise de movimento para a habilitação e reabilitação das pessoas com fisiopatologia neurológica. Usando a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), o terapeuta aplica uma abordagem de resolução de problemas para avaliar a atividade e participação a fim de identificar e priorizar integridades e deficiências relevantes como base para o estabelecimento de resultados alcançáveis aos clientes e cuidadores. Um conhecimento profundo do sistema de movimento humano, incluindo a compreensão do desenvolvimento típico e atípico; e especialização na análise do controle postural, movimento, atividade e participação durante toda a vida, formam a base para o exame, avaliação e intervenção. O manuseio terapêutico, usado durante a avaliação e a intervenção, consiste em uma interação recíproca dinâmica entre o cliente e o terapeuta para ativação do processamento sensório-motor ideal, o desempenho da tarefa, e a aquisição de competências para a realização de participação em atividades significativas.” (Adaptado de CAYO et a/., 2015)


CAYO, C.; DIAMOND, M.; BOVRE, T. et al. The NDT/Bobath (Neuro-Developmental Treatment/Bobath) Approach. NDTA Network. v. 22, n. 2, p. 1, 2015. Disponível em: < https://www.ndta.org/downloads/NDT_Definition.pdf​​​​​​​>. Acesso em: 30 de Setembro de 2016.

NeuroEnvolver

SERVIÇOS

Neuroenvolver

Tratamentos com objetivos individualizados.

Neuroenvolver

MÉTODO THERASUIT

É um programa intensivo de fortalecimento, individualizado, que visa alcançar um objetivo específico, utilizando a veste, chamada de TheraSuit e a Unidade Universal de Exercícios (gaiola).


O TheraSuit é uma órtese macia, proprioceptiva e dinâmica, que consiste em uma touca, colete, calção, joelheiras e acessórios de sapato que são conectados entre si através de um sistema de faixas elásticas. É uma ferramenta segura e eficaz que usada combinada com nosso programa de exercícios intensivos, visa acelerar o progresso da criança. A veste pode fornecer os seguintes benefícios: melhorar a propriocepção; reduzir reflexos patológicos; restaurar padrões adequados de movimento e postura; fornecer um suporte externo para os músculos fracos; corrigir o alinhamento do corpo. 


A Unidade Universal de Exercícios é usada para treinar uma habilidade específica e fortalecer de forma isolada, os músculos necessários para tal função. Ela permite ganhar arco de movimento, flexibilidade muscular e articular, além das atividades funcionais. 

​​​​​​​

NeuroEnvolver
Neuroenvolver

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

Integração sensorial é uma teoria e uma técnica desenvolvida por Jean Ayres, sendo um processo neurológico normal, no qual o cérebro recebe informações através dos nossos sentidos (tato, movimento, cheiro, gosto, visão e audição), interpreta, compara com as informações anteriormente armazenadas no cérebro e organiza uma resposta adequada. 


O processo de Integração Sensorial normal permite que a criança interaja apropriadamente com seu meio, além de formar uma base para o aprendizado e comportamento mais complexo.
A desordem ou disfunção do Processamento Sensorial ocorre quando o cérebro não está apto a organizar as informações sensoriais para gerar uma resposta adequada, podendo ocorrer por uma alteração na entrada das informações provenientes dos sistemas sensoriais ou porque essas informações não são processadas de forma adequada no sistema nervoso central. 

​​​​​​​

(KRANOWITZ, Carol Stock. The Out-Of-Sync Child Has Fun: Activities for Kids Wilhelm Sensory Processing Disorder.)

NeuroEnvolver
Neuroenvolver

ELETROESTIMULAÇÃO TIPO EMPI

A Estimulação Elétrica (ES) é atualmente utilizada na reabilitação para facilitar a ativação e melhorar a performance muscular. A Estimulação Elétrica Neuromuscular (NMES) utiliza frequências mais altas (20-50 Hz) com o objetivo de produzir uma contração muscular forte, que pode ser utilizada para uma determinada função. 

A associação de um estímulo elétrico (NMES) com uma função específica, como andar ou alcançar um objeto, é chamada de FES.  Este pode ser usado por alcançar uma variedade de objetivos terapêuticos, em diferentes diagnósticos. O FES promove um fortalecimento muscular, aumenta arco de movimento, melhora a circulação sanguínea, retarda a atrofia muscular, reduz espasticidade, além de diminuir dor e edema.

NeuroEnvolver
Neuroenvolver

TREINO DE MARCHA

NeuroEnvolver

A aquisição de marcha é um dos principais objetivos na reabilitação de crianças com alterações motoras, assim diversas abordagens vêm sendo utilizadas a fim de favorecer o controle motor seletivo e a coordenação da ação muscular para a realização dessa função. 


O uso da esteira elétrica com suspensão parcial de peso corporal tem mostrado resultados satisfatórios, facilitando a expressão de padrões normais da marcha em pacientes com lesões medulares, como Espinha Bífida; encefálicas, como paralisia ecerebral; bem como em síndromes como Down e Rett, entre outras.


Essa técnica ativa os Centros Geradores de Padrões ou Gerador de Padrão Central (GPC) existentes na medula espinhal em nível lombar. Os GPCs são ativações neuronais que são capazes de formar padrões motores, desencadeando passadas rítmicas e automáticas, permitindo treinamento dos componentes biomecânicos nas diversas fases da marcha, do controle postural e do equilíbrio. (SILVA, 2008)

​​​​​​​

Disponível em < https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/download/19179/18505> Acesso em 06/05/2019

Neuroenvolver

PLATAFORMA GALILEO

NeuroEnvolver

O princípio do Galileo baseia-se não movimento natural da marcha humana. O movimento alternado do Galileo é semelhante ao movimento de balanço da marcha com amplitude e frequência variável. 


O rápido movimento da plataforma provoca um movimento de inclinação leve da pelve, assim como ao andar, mas com frequência muito maior. Para compensar, o corpo responde com contrações musculares rítmicas, alternando entre o lado esquerdo e o lado direito. 


A vibração promove fortalecimento muscular através de hipertrofia e hiperplasia, aumento do número de sarcômeros em diâmetro e quantidade. 
O aumento da mobilidade articular e “alongamento” muscular se dá pelo efeito da contração e relaxamento musculares diminuindo a tensão de contração (inclusive espasticidade momentânea). A frequência em Hertz (ciclos por segundos) varia entre 5 e 27. Baixas frequências (5 a 12 Hertz) são utilizadas para mobilização, frequências intermediárias (12 a 20 Hertz) aumentam a função muscular, e as altas frequências (20 a 27 Hertz) promovem o aumento de força muscular, por conta da maior ativação. 
Disponível em www.galileo-training.com

Neuroenvolver

KINESIO TAPE

O kinesio tape é um material fino, leve e elástico, que não restringe o movimento articular, é eficaz na diminuição da dor e do espasmo muscular, no aumento da amplitude de movimento (ADM), na melhoria da circulação sanguínea e linfática local, na redução do edema, no fortalecimento de músculos enfraquecidos, no controle da instabilidade articular e no alinhamento postural. (Ay et. Al, 2017)

​​​​​​​

Disponivel em <http://www.scielo.br/pdf/rbr/v57n2/pt_0482-5004-rbr-57-02-0093.pdf> 

NeuroEnvolver
Neuroenvolver

THERATOGS

NeuroEnvolver

O Theratogs é conhecido como a terapia que a criança veste! Isso ocorre porque ele permite que a criança utilize em suas atividades diárias o alinhamento biomecânico promovido durante as sessões de fisioterapia, permitindo que o aprendizado motor ocorra. 


Assim o Theratogs melhora o controle postural; melhora alinhamento funcional; facilita a ativação de músculos hiperalongados; melhora a simetria; aumenta o volume de informações somato-sensoriais.